Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STF omite-se em se pronunciar sobre pedido formulado pelo PCdoB na ADPF contra a Lei do Impeachment

A eleição secreta da chapa avulsa é válida?

Publicado por José Cuty
há 8 anos

O jurista Jorge Béja escreveu um artigo publicado no portal Tribuna da Internet em que aponta uma falha cometida no STF no julgamento da ADPF proposta pelo PC do B contra a Lei do Impeachment (Lei n.º 1.079, de 10/04/1950)[1].

Sob o título “Descuido fatal: STF mantém válida a comissão eleita em voto secreto”, o jurista afirma que a proclamação do resultado não modulou os efeitos temporais da decisão quanto ao pedido formulado na petição do PC do B para que fosse emprestado efeito “ex tunc” (retroativo) à decisão do STF aos processos em julgamento. O pedido consta na letra “a” no item 97 da página 69, na letra “k” da página 71 e na letra “p” da página 73 da petição.

Processo em julgamento abarca o processo iniciado na Câmara dos Deputados para a formulação do juízo de admissibilidade da acusação contra a presidente Dilma Roussef. Ou seja, segundo Jorge Béja, a votação secreta da Câmara que elegeu a Comissão Especial formada pela chapa 2 (chapa avulsa) não foi alcançada e nem foi desfeita pelo resultado do julgamento da ADPF que decidiu pelo voto aberto.

Jorge Béja explica que a Lei n.º 9.882/99 exige que a Corte Suprema se pronuncie a respeito da retroatividade dos efeitos de sua decisão, com previsto no art. 11 da Lei mencionada. De fato, o art. 11 preceitua que “ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, no processo de arguição de descumprimento de preceito fundamental, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.”

Ele também faz lembrar o disposto no art. 10, § 1º, da Lei n.º 9.882/99, segundo o qual, “O presidente do Tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.” Significa, conforme leciona o jurista, que o cumprimento do que ficou decidido no julgamento é instantâneo. Mas o é com efeito “ex nunc”, para o futuro. Para que produza efeitos “ex tunc”, deveria ter havido a modulação.

Conclui Jorge Béja que tendo havido omissão a respeito de tão importante e crucial pedido expressamente formulado pelo PC do B, a votação secreta que elegeu a chapa 2 para formar a Comissão Especial de que trata o art. 19 da Lei do Impeachment continua válida. O jurista observa porém que a omissão poderá ser corrigida por meio de Embargos de Declaração.

[1] http://tribunadainternet.com.br/descuido-fatal-stf-mantem-validaacomissao-eleita-em-voto-secreto/

  • Publicações5
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-omite-se-em-se-pronunciar-sobre-pedido-formulado-pelo-pcdob-na-adpf-contra-a-lei-do-impeachment/278087320

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)